Resultado do Processamento por Template
O painel em tempo real do Avisa BR permite que você acompanhe o status do envio das mensagens, sendo exibido o número de mensagens em processamento, enviadas, entregues, visualizadas e falhas de envio.
Ao selecionar a opção de menu Resultado do Processamento e o submenu Resultado do Processamento por Template, você terá acesso à tela para preenchimento para gerar o painel de acompanhamento do resultado do processamento de envio das mensagens, conforme imagem abaixo:

São disponibilizados os seguintes campos:
-
Template: Campo de seleção obrigatória. O usuário deverá selecionar o template para o qual será gerado o Resultado do Processamento de Envios. Serão disponibilizados os templates do serviço selecionado indicado no label 'Serviço Selecionado'.
-
Data/Hora Inicial: É de preenchimento obrigatório. Representa a data e a hora a partir da qual os envios de mensagens foram realizados e deverão exibidos no painel.
-
Data/Hora Final: É de preenchimento obrigatório. Representa a data e a hora limite em que os envios foram realizados e serão exibidos no painel.
-
Gerar: Gera o Painel de Resultado de Processamento utilizando os filtros informados.
Após selecionar a opção "Gerar", será exibida a tela com o Resultado do Processamento Por Template.
É importante observar que alguns status de envios estão disponíveis apenas para alguns canais de envios, assim, para o template selecionado, o gráfico e o painel exibirão apenas os status de envio utilizados para o canal de envio utilizado pelo template.
Utilizando a imagem de um envio de mensagens de e-mail, identificamos os valores exibidos com números para a melhor explicação:

Dos itens identificados temos:
-
1: Número de mensagens enviadas com status 'falha', ou seja, a mensagem pode ter sido enviada pelo Avisa BR mas não ter chegado ao destinatário, ou pode ter ocorrido falha técnica no envio.
-
2: Número de mensagens com status 'visualizada'. Esse status é utilizado para os canais e-mail e WhatsApp, indica que o usuário abriu o email ou a conversa de WhatsApp.
-
3: Percentual total de mensagens que estão no status 'enviada' e 'visualizada'.
-
4: Número de mensagens com status 'enviada'. Status é utilizado para todos os canais, e-mail, SMS e WhatsApp, indica que houve o envio do Avisa BR para o provedor do canal responsável pelo envio.
-
5: Total representa o total de mensagens somados os status 'enviada', 'em processamento', 'entregue', 'visualizada' e 'falha'.
-
6: ícone para download do Relatório de Envio de Mensagem, nele, cada mensagem enviada poderá ser visualizada em mais detalhes.
-
7: Mesmo valor indicado no item 4. Número de mensagens com status 'enviada'. Status é utilizado para todos os canais, e-mail, SMS e WhatsApp, indica que houve o envio do Avisa BR para o provedor do canal responsável pelo envio.
-
8: Número de mensagens com status 'em processamento'. Status é utilizado para todos os canais, e-mail, SMS e WhatsApp, indica que a mensagem está na fila de envio no Avisa BR e que ainda será transmitida para o provedor do canal responsável pelo envio.
-
9: Mesmo que o item 1. Número de mensagens enviadas com status 'falha', ou seja, a mensagem pode ter sido enviada pelo Avisa BR mas não ter chegado ao destinatário, ou pode ter ocorrido falha técnica no envio.
-
10: Mesmo que o item 2. Número de mensagens com status 'visualizada'. Esse status é utilizado para os canais e-mail e WhatsApp, indica que o usuário abriu o email ou a conversa de WhatsApp.
Conforme mencionado anteriormente, os status relativos ao envio da mensagem podem mudar de acordo com o canal. Segue o exemplo de envio de mensagens SMS, que utiliza o status 'entregue', status esse que não está disponível para o envio por e-mail, por exemplo. Para melhor compreensão, identificamos os valores exibidos com números:

Dos itens identificados temos:
-
1: Percentual total de mensagens que estão no status 'enviada' e 'entregue'.
-
2: Número de mensagens com status 'entregue'. Status é utilizado para os canais SMS e WhatsApp, representa que houve confirmação que a mensagem foi entregue ao destinatário.
-
3: Total representa o total de mensagens somados os status 'enviada', 'em processamento', 'entregue' e 'falha'.
-
4: Ícone para download do Relatório de Envio de Mensagem. Nele, cada mensagem enviada poderá ser visualizada em mais detalhes.
-
5: Número de mensagens com status 'enviada'. Status é utilizado para todos os canais, e-mail, SMS e WhatsApp, indica que houve o envio do Avisa BR para o provedor do canal responsável pelo envio.
-
6: Número de mensagens com status 'em processamento'. Status é utilizado para todos os canais, e-mail, SMS e WhatsApp, indica que a mensagem está na fila de envio no Avisa BR e que ainda será transmitida para o provedor do canal responsável pelo envio.
-
7: Número de mensagens enviadas com status 'falha', ou seja, a mensagem pode ter sido enviada pelo Avisa BR mas não ter chegado ao destinatário, ou pode ter ocorrido falha técnica no envio.
-
8: Mesmo que o item 2. Número de mensagens com status 'entregue'. Status é utilizado para os canais SMS e WhatsApp, representa que houve confirmação que a mensagem foi entregue ao destinatário.
Com os exemplos de templates de e-mail e SMS, já foram exibidos todos os status de envio utilizados pelo sistema. Os templates para envio de notificação para mensagens WhatsApp seguem os mesmos conceitos já apresentados.

Para mais detalhes assista ao vídeo abaixo: