Acompanhamento do Processamento por Template no Avisa BR¶
Este documento descreve como utilizar o painel de Acompanhamento do Processamento por Template no Avisa BR para monitorar o status das mensagens enviadas.
Visão Geral¶
O painel em tempo real do Avisa BR permite que você acompanhe o status do envio das mensagens. Ele exibe o número de mensagens para cada um dos seguintes status:
- Enviada ao Provedor: A mensagem foi enviada para o provedor do canal (ex: operadora de SMS, servidor de e-mail).
- Entregue no Aparelho: O provedor confirmou a entrega da mensagem no dispositivo do destinatário (disponível para SMS e WhatsApp).
- Visualizada: O destinatário visualizou a mensagem (disponível para e-mail e WhatsApp).
- Em Processamento: A mensagem está na fila para ser enviada ao provedor.
- Não Entregue no Aparelho: O provedor informou que a mensagem não foi entregue no dispositivo do destinatário (disponível para SMS e WhatsApp).
- Não Enviada ao Provedor: A mensagem não pôde ser enviada ao provedor.
Acessando o Painel¶
Para acessar o painel de Acompanhamento do Processamento por Template, siga os passos abaixo:
- No menu principal, selecione a opção Acompanhamento do Processamento.
- No submenu, clique em Acompanhamento do Processamento por Template.
Você será direcionado para a tela de preenchimento dos filtros para gerar o painel.
Preenchendo os Filtros¶
A tela de filtros permite que você defina os critérios para gerar o painel de acompanhamento. A imagem abaixo ilustra a tela de filtros:

Os seguintes campos estão disponíveis:
-
Template: (Obrigatório) Selecione o template para o qual você deseja gerar o acompanhamento. A lista exibirá os templates do serviço selecionado, conforme indicado no label 'Serviço Selecionado'.
-
Data/Hora Inicial: (Obrigatório) Defina a data e hora de início do período para o qual você deseja visualizar as mensagens.
-
Data/Hora Final:(Obrigatório) Defina a data e hora final do período para o qual você deseja visualizar as mensagens.
-
Gerar: Gera o Painel de Acompanhamento de Processamento utilizando os filtros informados.
Após selecionar a opção "Gerar", será exibida a tela com o Acompanhamento do Processamento Por Template.
É importante observar que alguns status de envios estão disponíveis apenas para alguns canais de envios, assim, para o template selecionado, o gráfico e o painel exibirão apenas os status de envio utilizados para o canal de envio utilizado pelo template.
Segue exemplo de um resultado de um envio de mensagens de e-mail:

Conforme mencionado anteriormente, os status relativos ao envio da mensagem podem mudar de acordo com o canal. Segue o exemplo de envio de mensagens SMS, que utiliza o status 'Entregue no Aparelho', status esse que não está disponível para o envio por e-mail, por exemplo. Para melhor compreensão, segue exemplo de um Resultado de Processamento de SMS:

Para mais detalhes assista ao vídeo abaixo: