Relatório Detalhado de Envio de Mensagem
O Avisa BR permite que o usuário acesse o registro de todas as mensagens enviadas pelo sistema. Os relatórios são gerados em formato CSV (valores separados por vírgula), permitindo a utilização em qualquer ferramenta de análise e visualização de dados ou planilhas disponível no mercado. O Relatório Detalhado de Envios de mensagens é gerado através do ícone de download disponível na exibição do Resultado de Processamento por Canal e no Resultado de Processamento por Template, conforme a imagem:

Relatórios com tamanho até mil linhas serão baixados automaticamente e serão disponibilizados para consulta posterior no submenu Relatórios Gerados.

Relatórios que contenham mais de mil linhas iniciam o processamento no momento em que são solicitados e são disponibilizados para download após o término do processamento. Nesse caso, não são baixados automaticamente.

Todos os relatórios solicitados ficam disponíveis para download até três dias após sua geração e podem ser acessados através do menu Relatório e submenu Relatórios Gerados.

O Relatório Detalhado de Envio de Mensagens exibe os filtros selecionados, como, por exemplo, template, período, canal de envio selecionado, e dados detalhados de cada mensagem enviada:

- Serviço: Serviço em que foi realizado o envio.
- Canal de Envio: O canal de envio utilizado, podendo ser EMAIL, SMS ou WHATSAPP
- Template: O template utilizado no envio da mensagem.
- CPF: O número do CPF do destinatário.
- Data/Hora de Envio: Data e hora em que o Avisa BR envia a mensagem para o canal responsável pelo efetivo envio. Por exemplo, o Avisa BR envia o SMS para o Broker de SMS responsável pelo envio.
- Status: O status de envio da mensagem. O Avisa BR possui os seguintes status para as mensagens enviadas: Em Processamento, Enviada, Entregue, Visualizada e Falha.
- Id da mensagem: Identificador da mensagem
- Data/Hora de Visualizacao: Data e hora em que a mensagem foi aberta, disponível para WhatsApp configurados com indicador de visualização e e-mail.
- Número de Envios: O número de envios que foram realizados para a entrega da mensagem. No caso SMS, uma mensagem pode gerar até 4 envios. Para os demais canais, uma mensagem corresponde a um envio.
- Detalhamento do Status: Apresenta informações complementares sobre o status da mensagem, fornecendo contexto e motivos específicos para o status atual.
Detalhamento do Status¶
Detalhamento do Status | Descrição | Canal |
---|---|---|
NAO_ENTREGUE_NO_APARELHO | Foi enviada ao provedor do canal mas não houve confirmação do provedor | SMS |
CPF_NÃO_LOCALIZADO | CPF não localizado. (Código de erro: ACCOUNTID_MUSTEXISTS) | Todos |
EMAIL_NÃO_LOCALIZADO | E-mail não encontrado para o CPF. | |
TELEFONE_NÃO_LOCALIZADO | Telefone não encontrado para o CPF. | SMS, WhatsApp |
FALHA_TÉCNICA_AO_REALIZAR_O_ENVIO | Falha técnica ao realizar o envio. Favor tentar novamente. | Todos |
STATUS_TEMPLATE_INVÁLIDO | O status do template não permite a realização da operação. | Todos |
STATUS_LOTE_INVÁLIDO | O status do lote não permite a realização da operação. | Todos |
STATUS_AGENDAMENTO_INVÁLIDO | O status do agendamento não permite a realização da operação. | Todos |
TEMPLATE_NÃO_LOCALIZADO | Template não localizado. | Todos |
TEMPLATE_NÃO_LOCALIZADO_WHATSAPP | Template não localizado na plataforma WhatsApp Business. | |
MUDANÇA_PARÂMETROS_TEMPLATE | Os parâmetros do template foram modificados no cadastro do template. | Todos |
SERVIÇO_NÃO_LOCALIZADO | Serviço não localizado. | Todos |
SERVIÇO_NÃO_HABILITADO_PARA_ENVIO_CANAL | Serviço não habilitado para envio pelo canal. | Todos |
ÓRGÃO_NÃO_LOCALIZADO | Órgão não localizado. | Todos |
ÓRGÃO_NÃO_HABILITADO | Órgão não habilitado. | Todos |
ÓRGÃO_SEM_CONTRATO | Contrato não encontrado para o órgão. | Todos |
QUOTA_DE_ENVIO_PELO_CANAL_EXCEDIDA | Quota de envio pelo canal excedida. | Todos |
ARQUIVO_TAMANHO_MSG_CANAL_SMS_EXCEDIDA | Arquivo possui mensagem que excede o limite de caracteres. | SMS |
ARQUIVO_NÃO_ENCONTRADO | Arquivo não encontrado no sistema de arquivos. | Todos |
ARQUIVO_SEM_CONTATO | Arquivo sem informações de contato para envio de mensagem. | Todos |
FALHA_TÉCNICA | Falha ao processar requisição para o provedor | Todos |
FALHA_VALIDAÇÃO_CONTRATO | Falha durante a validação do contrato. | Todos |
TEMPLATE_NÃO_APROVADO | Template não aprovado. | Todos |
NÃO_ENTREGUE_NO_APARELHO | Mensagem não entregue no aparelho. | SMS, WhatsApp |
NÃO_ENVIADO_PARA_OPERADORA | Mensagem não enviada para a operadora. | SMS |
ENVIO_CANCELADO | Envio cancelado. | SMS |
NÚMERO_REPETIDO | Número repetido. | SMS |
NÚMERO_INVÁLIDO | Número inválido. | SMS, WhatsApp |
NÚMERO_NA_BLACKLIST | Número na lista de bloqueio | SMS, WhatsApp |